Saturday, June 30, 2007

Diário de Viagem - A saga de um visto



Eu disse que diria os detalhes...hehehe


Quem tiver preguiça de ler vá direto pra ENTREVISTA.



A Viagem - Chegada e dá-lhe TPV!


Dia 26 saí de Fortaleza, para a bela Recife. Fui com minha leal companheira, e irmã, Sabrina.

Às 19:30 partimos da rodoviária de Fortaleza para lá.

A viagem foi muito legal, sentei no lado da janela (adoro janelas), e passamos a noite toda viajando. A vista era sem igual: mato, mato, mato...tudo escuroooo... passamos pelo Interior do Ceará, Rio Grande do Norte (linda!), Paraíba e finalmente Pernambuco! Dava muito medo de assalto, essas coisas, mas a adrenalina de viajar a noite não têm igual!!!! ADOREI!!! Apesar de não ter dormido mais de duas horas, simplesmente não conseguia dormir de nervoso, ansiedade antes do visto! Olhava os papéis várias vezes... E a sensação de ter esquecido alguma coisa sempre me angustiava... affff

E depois de 12 horas dentro de um bus, às 7:30 do dia 27 chegamos em Recife, e descemos em Caxangá, uma parada antes do TIP (rodoviária q fica em outra cidade), e a Marlene (minha hostmom em Recife...=o)... foi nos buscar na parada).

Nota breve: A Marlene é a mãe do Pedro, meu coordenador super gente fina no Hilpro. Dois dias antes de viajar aconteceu um imprevisto, e a casa da amiga q eu ficaria em recife não deu mais certo, então tive q arranjar uma casa de última hora. O Pedro, então, me ofereceu a casa da mãe dele, q praticamente nos adotou!

Nesse primeiro dia, fomos super bem recebidas pela nossa anfitriã. Que nos levou pro AP dela e contou várias coisas históricas sobre a cidade, curiosidades, etc. Detalhe, o apartamento ficava em frente ao Shopping Recife (o iguatemi de lá...)
Tomamos aquele banho e merendamos. Depois dormimos por algumas horas e fomos no Citibank de Boa Viagem (pense num banco chic!) pagar a taxa da entrevista. Nota: Têm que levar RG ou passaporte pra poder pagar lá!
O caixa, então, me deu uma espécie de cheque autenticado pra ser entregue no consulado (super bunitim o papel....). e de lá passamos pela praia de Boa Viagem (q não chega nem aos pés da Beira Mar...), e fomos almoçar no shopping Recife. De tarde fomos pra casa, pq tava chovendo muitooo e tava aquele friozinho maracvilhoso pra dormir, e como eu tava morrendo de sono da viagem, lá fomos nós...
A minha irmã dormiu q a tarde inteiraaa, mas eu não conseguia! Só pensava no dia seguinte, a bendita entrevista. Abria a pasta, olhava papel, fechava a pasta....
De noite, o Sr Antonio (pai do pedro) chegou e levou a gente pro Shopping com a esposa. Detalhe: Ele fez questão de pagar a conta do jantar. A gente já tava verde de vergonha! hahaha

Depois fomos pra casa, e dormimos cedo. Quer dizer... eu deitei cedo, que dormir mesmo fui dormir beeeem tarde, e acordei às 5 da manhã do dia 28, o dia V!

DIA V

Madruguei mesmo esse dia. Minha barriga doia de ansiedade, tava com medo por causa do IR (imposto de renda) que tava levando. Coloquei q minha avó pagaria a viagem, mas ela é isenta do IR desde 2005... Mas fui assim mesmo.

Fiquei mó tempão acordada, olhando pro teto branquinho... muita chuva lá fora, tempo de pensar no futuro. A partir do que acontecesse naquele dia minha vida iria mudar completamente. Muito filosofa, não?

Às 6:30 me levantei, e fui tomar banho (morrendo d vergonha por estar na casa dos outros,,,hehehe), me arrumei com uma roupa de coroa, com aquela cara de responsável, e às 7:45 saímos de casa para o consulado. O trânsito tava horrível, muito engarrafamento. E o pior: Em Recife, tudo é muito contramão! Tivemos que rodar horrores pra chegar no consulado, que é numa rua escondida! Eu já tava morrendo, com o coração na mão de perder a hora da entrevista q tava marcada pras 8:30, e o tempo tava passando, passando e mulher rodava que só e a gente nunca chegava. Sei, que qdo finalmente chegamos já eram 8:32. E tinha uma fila enorme do lado de fora.

Sorte, que qdo desci do carro encontrei com a Maressa, outra AuPair q faria a entrevista no mesmo dia e hora que eu e a gente se achou alguns dias antes pelo orkut.
Encontrei alguém tão, ou até mais nervosa do que eu! hehehe Conversamos bastante, trocamos papeis, treinamos inglês, conversamos de novo... até que finalmente a fila andou!

NO CONSULADO

O consulado do lado de fora parece uma casa, daquelas bem grandes, de barão....hehehe Têm um muro branco, com grades, e um portão com o guarda numa espécie de guarita do lado de fora. Antes da gente entrar temos que mostrar o DS 156 (aquele da foto) pro gurada da guarita pra ele liberar a nossa entrada no portão principal. A gente entrega o papel pra ele, que vê se nosso nome tá na lista dele, e daí ele manda a gente entrar. Detalhe: só entra uma pessoa por vez.
Um outro guarda puxa uma porta enorme blindada e a gente entra e é revistado. Têm que passar a bolsa numa esteira (parece aquelas de aeroporto), e a gente passa por um detector de metais. Daí eles perguntam se vc tá levando algum alimento na bolsa, e eu disse q tava levando uns bomboms, e eles mandaram jogar no lixo!!!! PQP, tive q jogar meu halls novinho no lixo!!!
Dica: Não levem comida, nem água! Se tiver sede eles tem agua lá (grátis) e refri naquelas máquinas.

De lá, a gente passa por um mini jardim, e vamos pra entrada do consulado. Temos que entregar o celular pro outro guarda e passar de novo por um detector de metais (ô povo abestado!).
E o guarda manda a gente sentar numas cadeiras para a pré-entrevista. Lá tinham duas atendentes conferindo e recebendo os documentos e o passaporte. A mulher que eu fui era uma bruxaaa, super grossa e mal educada. (queria ter dito isso na cara dela...hahaha), dai elas dão uma ficha com o numero pra gente. O meu foi o 773 rosa. E de lá, eles mandam ficar esperando em umas cadeiras de plástico lá fora (acho q pra desocupar mais o consulado q é um ovo, e lotado d gente!), eu não fui lá pra fora e fiquei morgando lá esperando chamarem pras digitais. Depois de um tempo a Maressa chegou e ficamos conversando pra ver se passava a ansiedade, e depois até conhecemos outra senhora q estava pra mandar o filho pra Disney, e conversamos bastante, rimos, esculahmbamos os americanos...hehehe Foi melhor q ficar caladona sofrendo....hehehe Até levei um livro, mas com certeza não conseguiria me concentrar pra ler nada.

E o tempo passava, passava e NADA de chamarem a gente! Ficamos mais de 2 horas esperando até q finalmente o guardinha chama a Maressa e depois a mim. Quem colhe as digitais é um americano, e logo q a gente entra pra pré entrevista têm um numa janelinha lá. A gringa, muito simpatica pediu para eu colocar os dedos num laser lá vermelho, ela têm um sotaque supeeer carregado quase não dá pra entende-los falando português!

E de lá voltei pro meu lugar, pra esperar a entrevista.

A ENTREVISTA

Depois de uma longa espera, de três noites sem dormir direito, e de um monte de dinheiro gasto. Finalmente chega a hora da entrevista. Primeiro eles chamaram a menina que tava comigo, e nisso eu já supeeer ansiosa por nós duas... daí uns 10 minutos depois ela volta com a carinha supeeer triste, e somente balança a cabeça negativamente. Não consegui. (aqui a entrevista dela http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=56361&tid=2532031850491875760&na=4&nst=186&nid=56361-2532031850491875760-2541130693604426985)

Poxaaaa, meuuu!!!! Que desesperoooooo!!!! E agora???
Nem tive tempo de encucar muito. O guarda me chamou: 773!
Entreguei na mão de Deus, se fosse pra dar certo, daria.
Cheguei lá na sala, tinham duas bancadas, e cada uma um consul separados da gente por um vidro blindado e uma bancada. A gente se comunicava em pé por um interfone, muito estranho!
O meu entrevistador era um senhor moreno de óculos. O inglês dele era meio enrolado, mas dava pra entender legal.
C= consul
R= Eu
(Entrevista TODA em inglês, sem moleza)

C= What are you doing?
R= I'm trying to be an Aupair.
(ele olhou com cara de paisagem pra mim e disse:)
C= I asked: How are you doing? (bem calmo)
R= (PQP! lascou! pensei...) Sorry, sorry!!! I'm good! Just a bit nervous...
C= Ok. What Are you studying in College?
R= I'm studying English, Literature and Portuguese.
C= What's your course?
R= Letras. I don't know the name in English, Ithink it's Arts and literature...
C= What's the period are you in?
R= I'm in the 8th semester. I still have 1,5 year to graduate and when I come back I want to become a university's professor. (já tava quase falando besteira, qdo ele me cortou com outra pergunta)
C= What do your parents do?
R= My parents? (lascouuuu) My father worked as bank manager, but now he has his taxi company (ele é taxistaaa ), and my mother is a housewife. actually, I live with my grandma...
C= And your host parents, what do they do?


R=Kristine, my hostmom, is a resource behaviour teacher. And Greg works with computers for the federal government.


C= Have you talekd to them?


R= Yes, by phone and e-mails. We are always in touch.


C= Ok, ok... Ele já tava riscando os papéis... How many kids are you going to take care?
R= 4 kids!
C= Really? You are going to work hard! You got your visa, congratulations. Go to cashier and pay the tax.
R= Thanks a lot!!!! (sorriso de orelha a orelha)

De lá paguei os 80 reais da taxa, e mais 18 pro sedex.
Como vcs viram não foi facim não. Eles perguntam mesmo, têm que ir preparado e ser bem segura nas respostas, senão eles negam mesmo. Vi uns 5 vistos negados esse dia...

Depois do visto fui comemorar em Olinda com a minha irmã e a Marlene, e a noite fomos no Shopping paço Alfandega e no Centro antigo de recife. A coisa mais linda!

No dia seguinte voltei pra casa, supeeeeeeeeer feliz!!! Pegamos o ônibus às 9 da manhã e chegamos em Fortaleza quase meia noite. 15 horas de viagem. Por isso ainda tô mooorta de cansada at´e hj... Desculpem pelos erros, é q estou mesmo cansada ainda, depois eu reviso o texto...hehehe

Gostaria de agradecer a todos q me apoiaram e me aguentaram esses dias! Agora é só esperar a festa de despedida e o embarqueee!!!

Bjus!


Foto no mercado de Olinda, logo depois do visto.

7 comments:

Anonymous said...

mulher, parabens!!!!!!!! to mt feliz por vc, respondeu td direitinho. e cara eu li la da outra menina, pqp =/ mas pelo menos ela ja vai tentar de novo ne? n sabia q podia já remarcar assim outra entrevista em tao pouco tempo..eu tava falando com a lilian ontem e nós chegamos a conclusao de q esse negocio de vinculos no br e tals ajuda, mas eles negam mt mais se vc nao souber ingles. pq a nossa prof do cna conseguiu e ela nao tinha vinculo, ja tinha acabado a UFC e ainda tava faltando um documento kkkk so q como ela ensina ingles ela tem um bom vocabulario e conseguiu. e vc leu q disseram p menina "vc tem q me mostrar q sabe ingles" com ctza esse eh o ponto, n tenho mais duvidas. vou treinar mto, mto mtoooooooooooooo. bjus e me mantenha atualizada. quero te ver antes da viagem =********

Anonymous said...

E ai mule gosotou do filme!?!?! A minha sala tava praticamente vazia...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Graças a deus que vc conseguiu, ainda te desejo muuuuita boa sorte e vamo se ver antes da viagem né!?!??!!?!?

bjaaaaao ;)

Anonymous said...

Uhuuuu... Essa é minha garota...
Muito feliz por ti, mulher! Torce por mim pra dar tudo certo e a gente ficar junta até enjoar uma da outra!!!!

Reza por mim, por favor! Eu tô com medo desse meu nervosismo e não estou nem falando pra ninguém sobre o dia V, pra chegar só com a notícia boa... Muita calma nessa hora, né?

PARABÉNS!!!!!

Ah, uma pergunta: quanto tu pagou no Citibank? E a taxa no consulado deu 80 reais fechados??? beijooos...

Maressa Sarinho said...

Parabeeeeens beca...
torcer por mim neh??
agora eu tenho q ir mais calminha..
hehehehhehe

bjoooooos
te adoooooooro
e valeu pela força antes!!!

Thaís said...

Aeeeeeeeeee!!!!
fico mto feliz qdo leio q conseguem o visto! Tenho mto meedoo, huehuehuehue
Agora eh só fazer as malas então!!
Bjooos

Tami said...

Oiii!!! Parabééééns!!!! Que otimo hem... Ja fui de onibus de Fortaleza a Recife também mas fui parando nos estados!! hehehe... bem legal, adorei!!

Beijoos queridaaa e agoraaa só os ultimos preparativos neh?!

Anonymous said...

Nossa Becca sua entrevista foi igualzinha a minha...e depois fui p Olinda tb...kkkkk olha recebi a lista do chá ta...valeuuuuuuuu